mostra de peças CENA 3x4 2025
De 6 a 14 de dezembro, Belo Horizonte recebe a Mostra Cena 3x4 2025, etapa final do projeto que, ao longo do ano, reuniu artistas e grupos teatrais em um processo intenso de partilha, investigação e criação colaborativa. Nesta edição, três grupos mineiros – Cia. da Farsa, Breve Cia. e [conjunto vazio] e Contraponto <experiência> – apresentam seus trabalhos inéditos, após meses de convivência, trocas e experimentações propostas pela Maldita Cia. de Investigação Teatral, idealizadora do projeto, por meio dos artistas Anderson Feliciano, Lenine Martins, Mário Rosa e Amaury Borges. Todas as atrações são gratuitas, com acessibilidade em libras.
ingressos disponíveis a partir de 28/11 , aqui: retire seus ingressos
Mostra Cena 3x4 2025 - de 6 a 14 de dezembro
Entrada franca, mediante a retirada de ingressos no site https://www.malditacia.com/cena3x4
Cia. da Farsa, com Agora sou eu que entardeço
Datas: 06/12, às 20h, e 07/12, às 19h
Local: ZAP 18 (Rua João Donada, 18, Santa Terezinha)
[conjunto vazio] e Contraponto <experiência>, com Post Festum: sobre a violência mítica
Datas: 09 e 10/12, às 20h
Local: Boate Andaluz (Rua Mármore, 644, Santa Tereza)
Breve Cia, com assuviá pra chamar o vento
Datas: 13 e 14/12, às 19h
Local: Centro Cultural Casa de Candongas (Av. Cachoeirinha, 2221, Santa Cruz )
CENA 3x4 2025
Esta é Cena 3x4, uma rede entre grupos teatrais que se afilia a uma história dos processos de criação em grupos no território América Latina, Améfrica Ladina, Nuestra América, Abya Ayala, onde fazer teatro em coletivo é uma escolha historicamente enraizada na insurgência contra poderes arbitrários. Escolha política altamente estética, uma escolha estética intrinsecamente política. Dois pólos de força que geram uma à outra, na toada de um movimento contínuo.
Desde o ponto de vista político, essa iniciativa conversa com premissa anotada por Reinaldo Maia: “De alguma maneira afirmar que a organização da forma produtiva sobredetermina o fazer estético é afirmar que a ética dos coletivos de trabalho é que determinam a sua estética.”. Por isso, o convite é para gerar zonas de encontros, compartilhar processos, e experimentar, reconhecer, reinventar e fortalecer as arquiteturas de criação, em uma prática de troca de saberes. E, por fim, transbordar esses processos para a cidade - pois, sem essa etapa final, o ciclo do teatro como arte de encontro não se encerraria.
Girando a perspectiva para o ponto de vista estético, voltamos aos princípios do processo colaborativo, processo formativo da Maldita Cia., não para buscar uma cartilha de criação - o que seria tolice total -, mas para acirrar o posicionamento de cada pessoa como artífice de seu ofício, em relação de interdependência com as demais criadoras, e assim fomentar a criação de trabalhos que se proponham à experimentação da linguagem e busca de uma grafia dramatúrgica própria àquele coletivo.
Cena 3x4, como vocês já devem ter reparado, faz toda uma defesa do teatro de grupo, um jeito de fazer que está sempre atravessando uma corda bamba sobre o abismo. Ideário fermentado em tempos de utopia e paixão, que busca re-existir em uma era chamada distópica, década das revoluções perdidas, fim da história, etc, etc, etc.
retratos de processo de criação de 2025
Clique para acessar os diários de processo de criação dos grupos-residentes Cena 3x4 2025 [ Breve Cia, Cia da Farsa, Conjunto Vazio e Coletivo Contraponto Experiência ], textos críticos-inventivos de Mário Rosa, registros, rabiscos, imagens:
integram a Rede Cena 3x4 em 2025:
Maldita Cia de Investigação Teatral
Maldita Cia, realizadora do Cena 3x4 2025, se coloca como grupo propositor. Sua função é gerir o projeto, conduzir os encontros de compartilhamento e fomentar a pesquisa de linguagem a partir das funções de atuação, direção, dramaturgia e produção.
Galpão Cine Horto
Como co-idealizador do Cena 3x4 em sua origem, o Galpão Cine Horto integra a rede em 2025 através da colaboração dos Núcleos de Figurino e Cenografia nos processos criativos, do trabalho de registro e cobertura das atividades que irão compor a memória do projeto.
Grupos-sede
Grupos que irão nos acolher em suas casas, e oferecer um cafezinho: Teatro Kabana, ZAP 18, Cia Candongas e Morro Encena. Além de sediarem as atividades do projeto, esses grupos participam de rodas de conversação e perguntação sobre suas trajetórias, linguagens e espaços. Compondo um núcleo irradiador que propõe à cidade pensar o papel do teatro de grupo em Belo Horizonte e Região.
Grupos-residentes
Três grupos, convidados através de chamamento público, que participam de todos os encontros prático-reflexivos de compartilhamento, enquanto dedicam-se, simultâneamente, a seus processos criativos para um trabalho de autoria própria, e apresentando suas criações para a cidade no fechamento do ano. Cada grupo-residente cria seu próprio trabalho ao longo do processo. São eles: Breve Cia, Cia da Farsa, e Coletivo [conjunto vazio] & Coletivo Contraponto Contraponto <experiência>
Artistas e grupos convidados
Para estimular reflexões, levantar perguntas e fortalecer a rede, convidamos para rodas de conversação Luiz Alberto de Abreu, Tiche Vianna, Antônio Araújo, Amauri Tangará, Tati Mendes, André Luiz, do grupo In-Cena, e Cristian Mayorga do grupo La Mandrágora, além do crítico de processo e em processo, Mário Rosa, e dos provocadores de processos Lenine Martins e Anderson Feliciano.
Fomento
Em 2025 a Rede Cena 3x4 conta com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e o fomento do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023.


